segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Leitura: Alma? - O Protetorado da Sombrinha - Livro 1 da Série de Gail Carriger

Olá pessoas vim falar sobre O Protetorado da Sombrinha, que é uma série de livros Steampunk escrito por Gail Carriger e publicado no Brasil pela Editora Valentina. Pra quem não sabe, Steampunk é um gênero ou subgênero da ficção científica, ele tem características muito marcantes: as obras são ambientadas no passado, no qual a tecnologia moderna ocorre mais cedo do que na nossa história real e fora  adquirida pela ciência já disponível da época, ou seja, é meio futurista pro ano em que se passa, por exemplo: a existência de automóveis, computadores pessoais feitos de madeira e até mesmo robôs movidos à vapor. 




Bom, dito isto, vamos pra história do primeiro livro da série, intitulado “Alma?”. O romance narra a vida de Alexia Tarabotti, que é uma solteirona, filha de um italiano, é mega inteligente, não se encaixa no padrão de beleza imposto pela sociedade vitoriana e além de tudo ela é uma sem alma. De família rica ela acaba participando dos eventos e festas da cidade, até que um dia é atacada por um vampiro que não possui nem um pouco de etiqueta. 

"Nunca imaginara que encontraria um deles na forma de uma solteirona de personalidade forte demais, vivendo no coração da alta sociedade londrina, acompanhada por duas irmãs tolas e de uma mãe mais idiotizada ainda. Sendo assim, aproveitava todas as oportunidade para lembrar a si mesmo quem ela era, agarrando a mão ou o braço da moça por puro capricho." (p.49)

Só que há um detalhe nisso tudo, os vampiros, lobisomens e criaturas sobrenaturais vivem harmoniosamente com os humanos, seguindo regras e leis específicas, onde é inclusive proibido atacar a população. Alexia se vê intrigada com a situação e quer participar das investigações desse caso curioso. O resto da leitura fica com vocês!

''Ficara furiosa quando ele a deixara na biblioteca. Passara a noite inquieta e revoltada, sem poder fazer nada, e acordara com os olhos inchados e os sentimentos nobres á flor da pele.''




O que eu achei?
Sou suspeita pra falar, pois adoro ficção-científica, porém eu nunca tinha LIDO nada Steampunk, eu já vi alguns filmes do gênero, como “A liga Extraordinária”, “Van Helsing”, “Sucker Punch - Mundo Surreal” etc. Devo dizer que me agradou muito a leitura, foi uma surpresa boa. Pra quem gosta de romance mas ao mesmo tempo de tecnologia, ficção e essa fantasia toda é um prato cheio mesmo! Recomendo muito e quero ler logo os outros dois volumes da série “Metamorfose?” e “Inocência?”. Assim que eu conseguir ler ambos faço um textinho aqui sobre também.

Nota: 




Nenhum comentário:

Postar um comentário