sábado, 27 de fevereiro de 2016

Leitura: Graphic Novel Retalhos

Graphic Novel

Título Original: Blankets
Título: Retalhos
Autor: Craig Thompson
Editora: Companhia das Letras (Quadrinhos na Cia) 
Páginas: 592
Ano: 2009


Sinopse: Thompson retrata sua própria história, da infância até o início da vida adulta, numa cidadezinha de Wisconsin, no centro dos Estados Unidos, que parece estar sempre coberta pela neve. Seu crescimento é marcado pelo temor a Deus - transmitido por sua família, seu colégio, seu pastor e as trágicas passagens bíblicas que lê -, que se interpõe contra seus desejos, como o de se expressar pelo desenho. 
Ao mesmo tempo Thompson descreve a relação com o irmão mais novo, com quem ele dividiu a cama durante toda a infância. Conforme amadurecem, os irmãos se distanciam, episódio narrado com rara sensibilidade pelo autor.


Com a adolescência, seus desejos se expandem e acabam tomando forma em Raina - uma garota vivaz, de alma poética e impulsiva, quase o oposto total de Thompson - com quem começa a relação que mudará as visões que ele tem da família, de Deus, do futuro e, enfim, do próprio amor. Retalhos traz as dores e as paixões dos melhores romances de formação - mas dentro de uma linguagem gráfica própria e extremamente original. 
Retalhos é aquela história que deixa seu coração em pedaços quando acaba, pois você quer mais. Na Graphic Novel, Thompson conta sua própria história de vida. Desde sua infância, passando pela adolescência e início da vida adulta. 



Graphic Novels

Tudo começa no relato de sua relação com o irmão mais novo, com muita sensibilidade e afeto, acabamos nos apaixonando já aí pela HQ. Craig conta também sua vida com Deus, como sempre teve uma visão sobre ele conforme a religião que ele fora obrigado a seguir e como isso afetou muito de sua personalidade, a forma de ver o mundo, etc.  



Craig Thompson

Na adolescência Craig conhece Raina, uma garota que o ajuda a enfrentar medos e abre uma nova possibilidade para ele conhecer a si mesmo e o mundo além de sua bolha. Raina é extrovertida, impulsiva, ama poesia e coisas simples da vida, totalmente o oposto de Craig. E é justamente ela que mostra pra ele o amor, e como o amor também muda nossa forma de sentir e ver as coisas. 


Retalhos é extraordinário, não tenho palavras pra descrever uma história tão maravilhosa sobre a vida e o crescimento pessoal. Gostaria que todas as pessoas lessem e sentissem o que eu senti ao ler. Me identifiquei com várias passagens de Craig e concordei com ele em muitos diálogos sobre a vida.



Craig Thompson


"Comovente, delicada, com desenhos maravilhosos e sinceridade dolorosa, pode ser a graphic novel mais importante desde Jimmy Corrigan." - fica a dica de ninguém mais ninguém menos que Neil Gaiman. 




Espero que tenham gostado da pequena resenha, não quis estender muito pra não dar spoiler. Mas digo com toda a certeza do mundo: LEIAM logo essa Graphic Novel e maravilhem-se.  



6 comentários:

  1. Adoro histórias assim, tipo bem pessoal do autor, cheio de dramas, duvidas, descobertas. Gosto de livros tipo HQ, a vida na fase de adolescência é no começo da fase adulta é meio complicado mesmo. Pelo que eu percebi ele conseguiu retratar muito bem isso no HQ. Quem sabe eu também não compre depois dessa sua indicação. Beijos <3

    http://joicyrecco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Awn, que legal Joicy, procura na Amazon que tem um preço mais em conta! Espero que goste da história querida! Beijos ♥

      Excluir
  2. Eu me apaixonei de cara pelos desenhos, parece ser um livro encantador e eu com certeza vou ler ele.

    http://idealizandolivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Encantador é a palavra certa Jennifer!! Você vai amar!!

      Excluir
  3. Eu sempre fico olhando essa graphic novel quando vou na livraria, fico lá folheando mas nunca comprei. :( Essa sua resenha me deixou com mais vontade de ler! Um dia eu levo pra casa, haha.

    Beijos!
    Vestindo o Tédio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aiii eu sempre a quis fazia um tempo e ganhei de aniversário do namorado (awnn) mas olha leva sim pois ela é linda!! ♡♡
      Beijos!

      Excluir