terça-feira, 13 de setembro de 2016

Stúdio Ghibli: Meu Amigo Totoro


Já disse aqui no blog - e em todo lugar - que sou fã das animações do Stúdio Ghibli, mas nunca falei de nenhuma num post específico, então pensei em fazer uma série de posts sobre as animações desse estúdio tão maravilhoso e espero que gostem!

Pra começar essa série escolhi um filme o qual inspirou minha última tatuagem! SIMMMM Fiz uma tatuagem em homenagem ao filme ♥.


Feita por Tóts Tattoo
Bom, Meu Amigo Totoro, ou Meu Vizinho Totoro (Portugal) é uma animação escrita e dirigida por Hayao Miyazaki ♥ foi, produzida pelo Studio Ghibli em 1988. O filme conta a história de duas crianças (Satsuki e Mei) filhas de um professor. As duas vivem aventuras com espíritos da floresta amigáveis no Japão pós-guerra rural. O filme e seu personagem título, Totoro, já viraram ícones culturais.

Na trama, as duas irmãs, Mei e Satsuki Kusakabe, mudam-se com o pai, que é professor, para uma vila rural no interior do Japão, com a intenção de ficarem mais perto da mãe, que está internada em um hospital. Satsuki começa a frequentar a escola e socializar com a comunidade, é ela também que cuida dos afazeres de casa enquanto pai está fora, contando com a ajuda de alguns vizinhos - como Nanny, uma senhora idosa, e seu neto Kanta, da mesma idade que Satsuki. 


Mei, a mais nova, é muito carismática, fofa e gosta muito de explorar. Ao decorrer dos dias, as duas irmãs começam a entrar em contato com esses seres mágicos que habitam o lugar: no primeiro dia de mudança, Mei é assustada pelos "Dustbunnies" - bolas de poeira que ocupam casas abandonadas (igual da minha tatuagem). E numa de suas aventuras pelo quintal, Mei encontra uma pequena passagem que a leva à um lendário espírito da floresta, conhecido como Totoro. 


As duas ficam animadas com a figura de Totoro e acaba nascendo um vínculo entre as irmãs, a floresta e os espíritos que lá habitam. E assim vai o desenrolar da história, até o dia que Mei se perde na floresta quando tenta visitar a mãe sozinha, e só o grande e fofo Totoro, pode ajudá-la.  

Eu acho esse filme de uma beleza ímpar. Amo as cores e os elementos, mas fora isso a história também é muito bacana. Eu gosto do modo que Hayao retrata os fantasmas e espíritos, como algo bom ao invés de ruim (como sempre) - em nenhum momento as crianças tem medo, muito pelo contrário, estão sempre animadas pra ver os espíritos da floresta - além disso os pais também não duvidam das crianças, e ainda as ensinam a respeitar a floresta e os espíritos que nela vivem, isso é muito bacana de ver! A trama valoriza muito a natureza e a simplicidade, desde pés sujinhos, plantar sementes, pôr-do-sol, chuva, tudo, tudo mesmo é retratado com muita delicadeza e beleza! 


Bom, espero que tenham gostado do primeiro post das animações do Stúdio Ghibli, agora quero saber se você conhece/gosta de alguma animação do estúdio, ou parecida, que queira compartilhar aqui! 

Nota pra animação: 




6 comentários:

  1. Meu deus que tatuagem maravilhosa <3
    Eu amo muito esse filme, por ter sido a primeira animação que marcou minha infância :) Sou umuito apaixonada mesmo por esse filme e sempre tento assistir uma vez por mês <333
    Adorei seu post, continua falando sobre animação é incrível!!
    Beijos..

    www.maisdoquemoda.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi Rafa! Que bom que gostou do post, fico feliz!!! Vou falar mais sobre animação sim, obrigada pelo feedback! Beijos e volte sempre! ♡

    ResponderExcluir
  3. Aie! *-*
    Que animação fofa gente! Conheço poucos animes e tudo mais, já assisti poucos também, mas essa eu fiquei super curiosa. Ótima resenha!

    Beijos
    Karolini
    womenrocker.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oii Karol, assista, vale muito a pena! São clássicos que encantam qualquer pessoa! Obrigada!! Volte Sempre ♥

    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Eu adorei a sua tatuagem! O traço tá muito lindo! :D
    E acredita que eu nunca assisti nenhuma filme do Studio Ghibli? *foge* Nem A Viagem de Chihiro que passava em todo lugar! Dá até vergonha de falar, haha. Preciso mudar essa situação urgentemente!

    Beijos!
    Vestindo o Tédio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou Biaaa! Não tem problema não ter visto hahhaa mas eu amo tantooo recomendo todos assistirem pois é só amor ♡ Quando assisir me fala o que achou. Beijos!

      Excluir