domingo, 9 de outubro de 2016

Stúdio Ghibli: Omohide Poro Poro


Para a segunda postagem sobre os filmes do Stúdio Ghibli escolhi o que vi mais recentemente e me deixou encantada! Omohide Poro Poro ou em inglês "Only Yesterday"(sem tradução para o Brasil), é um filme de 1991 produzido pelo Studio Ghibli e realizado por Isao Takahata.



A trama gira em torno de  Taeko Okajima, uma mulher solteira de 20 e poucos anos. Ela trabalha em um escritório na grande Tokyo, sua cidade natal. Porém, Taeko sempre teve uma afinidade e uma conexão com a vida no campo, inclusive, suas amigas iam passar as férias nas casas de seus avós no interior e Taeko morria de inveja, pois não conhecia ninguém no interior e era obrigada a ficar em Tokyo mesmo.


O filme vai intercalando a vida de Taeko desde sua infância até sua vida adulta. Muitas vezes mostra ela relembrando de momentos de quando era criança e o quanto ela amadurecera até ali. Sua infância foi muito sadia e normal, cada momento detalhado é um suspiro de nostalgia e encantamento. Momentos simples como comer abacaxi pela primeira vez, se apresentar no teatrinho da escola,  o menino que a gente gosta, as brigas de irmãs, nossos sonhos de adolescência... tudo isso faz de Omohide Poro Poro um filme doce e gostoso de assistir. 


Voltando à história... depois de adulta Taeko realiza seu sonho de conhecer o campo, ela trabalha duro e demonstra carinho e admiração pela vida na natureza. - Uma das coisas bem presentes nos filmes Ghibli é esse respeito e ternura das pessoas pelos seres vivos e pela natureza em geral - Nossa personagem viaja e conhece lugares, pessoas incríveis e a vida no campo faz Taeko repensar na sua própria vida, desejos, anseios e sonhos que até então pareciam adormecidos em seus pensamentos. 


No filme percebemos bem a diferença de Isao Takahata e Hayao Miyazaki, ambos geniais, mas Hayao leva suas histórias mais pro lado fantástico e imaginativo da coisa e Isao trata do cotidiano e da vida real, porém de uma forma leve, linda e cativante. Fica um destaque também pra cena final que é linda-de-morrer! Falar dos cenários lindos dos filmes Ghibli é chover no molhado, mas vou falar! São lindos demais e sempre me encantam a cada novo filme que assisto! Vale muito a pena se você gosta de romances e histórias simples que nos enchem de calor e alegria. 



Nota: 

2 comentários:

  1. Achei a trama um amorzinho, vontade de assistir. <3 Sou apaixonada pela natureza e pelo campo, acho que vou amar esse filme.
    www.rumorandhorror.blogspot.com
    www.instagram.com/ScornOfMoon

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você ama natureza com certeza irá amar cada detalhe desse filme! Assista sim! hehe espero que goste! Beijos

      Excluir